O Instituto possui ferramentas de apoio a avaliação econômica de obras de arte, utilizando-se sempre, neste aspecto, do conceito de “valor de mercado” baseado em transações efetivamente conhecidas e reportadas. Para tanto, possui banco de dados com mais de 50.000 registros de cerca de 50 artistas brasileiros, compreendendo o período dos últimos dez anos, com elementos que caracterizam a obra, data e região da venda, além de outros aspectos.
Esses dados são tratados com modelos estatísticos e algoritmos que permitem inferência de preços com confiabilidade que permite ser usada como apoio para relatórios de avaliação produzidos por peritos e especialistas, utilizáveis em precificação para incorporação patrimonial, realização de partilhas em processos sucessórios, estabelecimento de preço para seguradoras e eventualmente para apoiar processos judiciais ou disputas de mediação.
O i3A, visando auxiliar profissionais que atuem no mercado de arte e que buscam a veracidade e a avaliação de artefatos, conta hoje com uma biblioteca com mais de 1500 títulos de literatura especializada. O Instituto conta também com laboratório próprio e com o apoio de laboratórios especializados de terceiros, se encontrando operacional para aplicação das seguintes técnicas e procedimentos:
O i3A está apto a fazer documentação de obras de arte, incluídos relatórios de estado de conservação e apoio a organização de acervos culturais, através de seu laboratório fotográfico, se utilizando de câmeras Canon EOS 5DS, de 50 MB, e lentes Sigma Art. Na documentação também podem ser feitas imagens com giga pixel produzidas com equipamento GigaPan Epic Pro e softwares de processamento.
O Instituto, utilizando critérios procedimentais da International Foundation for Art Research (IFAR), além de outras referências, tanto nacionais como internacionais, realiza e apoia estudos de due-diligence e proveniência.
O trabalho de documentação, aliado aos estudos de proveniência também servem de apoio ao desenvolvimento de catálogos Raissoné, utilizando-se para tanto, procedimentos indicados pelo Authentication in Art Institute (AiA).
Buscando revitalizar e auxiliar na preservação do patrimônio cultural nacional, o i3A conta com historiadores e arquitetos aptos a realização de levantamentos históricos buscando a criação de uma consciência de preservação patrimonial. A revitalização, além de atuar como um mecanismo de memória, também se relaciona a valorização das áreas adotadas.
Observação: os modelos acima são alguns exemplos utilizados pelos especialistas associados mas pode haver alterações devido as especificidades de cada serviço, assim como, por decisão do perito ou avaliador responsável
Praça das Guianas, 47 - Jardim
Paulista, São Paulo - SP, CEP: 01428-030
+55 (11) 3081-8307
+55 (11) 96421-1886
© Todos os direitos reservados i3a
Social Media icons by Just UI