Colaboradores Técnicos

Ademir Sergio Santos

Inspetor de Seguros especializado em investigação de fraudes. Advogado especializado em Direito Criminalista, argumentação oral, pesquisa de casos e aconselhamento jurídico. Inúmeros casos de sucesso em arbitragem e negociações de acordos. Arbitro credenciado na Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada – CAMES. Sócio fundador do i3A.

Amélia Siegel Corrêa

Pesquisadora em artes visuais e patrimônio, consultora em projetos culturais e avaliadora de arte certificada pela Sotheby´s. Doutora em Sociologia da Arte pela Universidade de São Paulo (2012), tem pós-doutorado em Antropologia pela Universidade de Copenhagen. É professora da Pós-Graduação em História da Arte e Curadoria da PUC-PR.

Ana Paula Cattai Pismel

Perita e especialista em Preservação e Análise de Obras de Artes pelo Centro Templo das Artes.  Doutora em Estética e História da Arte pela USP, mestre e bacharel em Filosofia pela USP.  Foi membro do Conselho Deliberativo do MAC-USP (2016-2018).  Integra, como pesquisadora, a equipe do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Arte da Escola de Comunicação em Arte da USP.  Sócia fundadora do i3A, onde atua como pesquisadora sênior.

Antonio Carlos Franchini 

Economista, empresário de comunicação corporativa nos últimos 40 anos, produtor executivo de áudio visual, ex-presidente da Associação Paulista Viva, diretor da Associação dos Profissionais de Propaganda, responsável (até 2015) pela produção executiva do programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios, entre outros programas através da empresa Gtech.

Clara Choveaux

Avaliadora e pesquisadora de Arte Latino Americana, atuando como consultora na casa internacional de leilão Phillips. Mestre Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ no programa de Poéticas Interdisciplinares e com Pós-graduação em Perícia de Obras de Arte do Centro Técnico Templo da Arte.

Emannuel Roque

Especialista em Big Data Discovery, Business Intelligence & Analytics e em tecnologias Open Source.  Administrador de Empresas (2005, CRA/SP) e Contador (2003, CRC/SP). Cursou o programa de Mestrado em Marketing e Planejamento Estratégico pela Universidade Paulista (2006-2007). Certificado em econometria pelo Corecon SP e Big Data and Social Analytics pela Massachussets Institute of Technology – MIT. Desenvolve soluções em tecnologias com  uso de inteligência artificial e data mining em modelos de otimização.

Gustavo Perino

Bacharel em Peritagem de Obras de Arte pela Universidad del Museo Social Argentino. Professor universitário e coordenador de pós-graduação em Peritagem de Obras de Arte pela Universidade Santa Úrsula (RJ). Pós-graduando em Gestão Cultural e Comunicação na FLACSO. Membro do ICOM Brasil e Perito judicial da OPERB e IPJUD. Perito credenciado na A. A. Cultural Oswaldo Goeldi. É fundador e diretor da Givoa Art Consulting (Argentina-Brasil) e criador e organizador do Internacional Conference Artwork Expertise – ICAE.

Fábio André Uema Oliveira

Procurador do Estado de São Paulo. Especialista em Direito Constitucional, Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Membro representante da Procuradoria Geral do Estado no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT. Ex-Coordenador Geral da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo – ESPGE (2015/2017). Atua como árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada – CAMES. Professor Civil da Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB.

José Luciano Ridolfo Pires

Arquiteto, perito e especialista em desenvolvimento imobiliário e negociações de Real Estate.  Vice-Presidente do Instituto de Avaliação e Autenticação de Obras de Arte – i3A e sócio fundador.  É responsável técnico na UCEN – Engenharia e Construção Ltda. Desenvolveu diversos projetos através de Incorporadora própria e na Companhia Paulista de Obras e Serviços – CPOS, tendo sido Superintendente de Construção e Obras de Arte, com responsabilidade técnica – ART. Possui diversos cursos em Gestão de Obras Públicas e Privadas, Paisagismo, Decoração, Corretagem e Gestão e Administração de Empresas.

José Roberto Romeu Roque

Perito em economia e avaliação de obras de arte tendo realizado estudos e relatórios técnicos de avaliação de obras de artes de pintores brasileiros há mais de 10 anos. Árbitro da CAMES – Câmara de Arbitragem e Mediação Especializada. Engenheiro e economista de formação, possui diversos cursos de pós-graduação em universidades renomadas no Brasil e exterior (USP, FAAP, FECAP, MIT, UDallas) em áreas técnicas e de tratamento de dados, tendo feito mestrado e doutorado em métodos quantitativos aplicados. Empresário desde 1978, é sócio e conselheiro em diversas empresas privadas. Membro do International Foudation for Art Research – IFAR-USA, Catalogue  Raisonné Scholars Association - CRSA e Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio – ANTECIPA. Sócio fundador e presidente do i3A onde tem implementado algoritmos de análise de dados em e abordagem bayesiana em avaliações.”

Juliana Carvalho Rodrigues

Perita em obras de arte, pesquisadora e professora de Perícia. Mestre em Museologia pela USP, Pós-graduada em Análise de Obras de Arte pelo Templo da Arte e com Graduação em História pela UFOP. Coordenou a implementação de um sistema de qualidade certificado pela ISO:9001 para fotografia técnica de bens culturais no i3A, empresa onde foi uma das sócias fundadoras. Perita credenciada na CAMES. Possui experiência em galerias, museus e ateliês. Atua nas áreas de Perícia, Proveniência, Avaliação econômica e Fotografia técnica de bens culturais.

Marcelo Redígolo

Pesquisador na área de caracterização material de obras de arte. Bacharel e licenciado em Química pela Universidade de São Paulo (IQ-USP) e mestre e doutor em Ciência pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-USP). Professor de Química em cursos técnicos e de pós-graduação em Conservação de Obras de Arte no Centro Técnico Templo da Arte desde 2014 e de pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP) no programa de Ciência dos Materiais (IPEN) desde 2018. 

Oceano Zacharias

Especialista em certificações de qualidade.  Físico, Estatístico-Matemático e Engenheiro de Produção formado pela Escola Politécnica da USP, com Especializações no Brasil e no exterior nas áreas de Qualidade, Planejamento, Custos, Produtividade e Responsabilidade Social. Diretor da Quality® Consultoria. Autor de diversos livros.

Pamela Gabrielle Romeu Gomes Roque

Especialista em compliance e governança empresarial. Treinada e em conformidade com USPAP – Uniform Standards of Professional Appraissal Practice (2018/2019 -2020/2021) para avaliação de bens tangíveis. Árbitra da CAMES – Câmara de Arbitragem e Mediação Especializada. Realizou mestrado e bacharelado em Direito, LLM em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais e diversas especializações em instituições internacionais renomadas (Harvard, London School, Yale). Atuou em comissões da OAB-SP, e é docente no INSPER. Tem experiência em Direito Empresarial, Autoral e de Arte.

Paulo Moreira

Perito em avaliação de obras de artes. Atua como galerista e antiquarista desde 2001 no mercado de arte moderna brasileira e antiguidades brasileiras e europeias.  Convive intensamente no mercado de artes brasileiro desde a infância, sendo a terceira geração de comerciantes de arte de sua família. Formado em administração de empresas, é sócio diretor da Casa Antica Escritório de Artes e Antiguidades, e possui especializações em: Arte Sacra Barroca; Perícia de obras de arte; e Mercado de Artes (Christies Education-Londres). Sócio fundador do I3a.

Reginaldo Tirotti

Perito em Ciências Forenses & Criminólogo responsável pelo Instituto de Perícias Forenses Tirotti e Associados. Consolidou sua trajetória profissional na Polícia Civil do Estado de São Paulo como Investigador de Polícia.  Tem forte atuação como Especialista em Perícia nas áreas de Documentoscopia, Grafotécnica e Locais de Crime, apresentando conhecimento técnico notório. É membro da I.P.A. - International Police Association, membro da ACFEI - American College of Forensic Examiners Institute, e membro e conselheiro da APEJESP – Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo.

Rodrigo Nunes da Silva

Especialista em sistemas de TI. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).  Realizou diversos cursos na área de Tecnologia da Informação e Fotografia. Atua como técnico no Instituto de Autenticação e Avaliação de obras de Artes – i3A sendo líder no programa de certificação de qualidade do laboratório fotográfico do i3A.  Tem se desenvolvido na aplicação de análise multispectral em obras de arte e no tratamento de imagens.

René Roberto Zamudio Parisi

Perito Judicial há mais de 38 anos, atuando na esfera “Judicial” e “Extra - Judicial”, sendo especialista em espólios (alfaias) e joias. Membro da APEJESP (Associação de Peritos Judiciais do Estado de São Paulo), Nº 1111, onde atualmente faz parte da Diretoria Executiva, atuando como Diretor Social. Perito Judicial em Antiguidades e Obras de Arte e Gemólogo. Atua junto a “Interpol”, ao “FBI”, ao Iphan e ao “Ministério da Cultura”, em casos relacionados a lavagem de dinheiro; junto a “Polícia Estadual e Federal”, identificando e periciando bens roubados ou contrabandeados; junto a “Receita Federal”; a “Câmara de Arbitragem Empresarial de São Paulo”; e aos “Tribunais de Pequenas Causas”.

Sergio Augusto Vizzaccaro-Amaral

Pesquisador, atuando nas áreas de Capitalismo e Resistência; Ciência e Instituições; e Sociedade, cultura e linguagem. Historiador formado pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, possui Mestrado em Psicologia (PUC-SP) e Doutorado em Saúde Coletiva (UNICAMP).   Possui produção bibliográfica e técnica nas áreas de História, Psicologia e Sociologia. Atuou como Professor em diversas Instituições, entre elas a Faculdade de Direto da Alta Paulista Faculdade da Alta Paulista - FADAP/FAP e Centro Técnico Templo da Arte – CTTA, onde foi coordenador do curso de Pós-graduação em Análise de Obras de Arte.  Atua na equipe de Estudos Interdisciplinares para Geração de Modelo de Inter-relações Sociais de Artistas Brasileiros do Instituto de Avaliação e Autenticação de obras de Arte – i3A.

Vicente de Paula Oliveira

Economista pela FEA-USP, Mestre em Ciências Sociais, área de Economia pela FFLCH-USP. Foi Professor do Departamento de Economia da FEA-USP, Secretário das Finanças do Município de São Paulo e Secretário Adjunto da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo; Serviu a ONU, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento –PNUD - na Cidade do México. Membro do Conselho Editorial do IBEGI. Diretor de Estudos Econômicos do Instituto de Avaliação e Autenticação de obras de Arte – i3A. Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Economia – CORECON/SP.

Zínia M. C. de Carvalho

Especialista em Preservação, Conservação e Restauro de Documentação Gráfica. Formada em História da Arte com mestrado em História da Ciência pela PUC-SP.  Árbitra da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada - CAMES. Tem larga experiência em cursos de conservação, encadernação e pequenos reparos em livros e documentos, palestras sobre preservação e conservação, identificação de técnicas impressas em papel.  Participação em projetos na área, gravurista com técnicas em madeira e metal. Sócia fundadora do i3A.

Contato

Endereço

Praça das Guianas, 47 - Jardim
Paulista, São Paulo - SP, CEP: 01428-030

Telefone

+55 (11) 3081-8307

Whatsapp

+55 (11) 96421-1886

© Todos os direitos reservados i3a

Social Media icons by Just UI