Detalhes do Curso

Identificação de Técnicas de Gravura em Suporte Papel

Palestrante: Zínia Maria Cavalheiro de Carvalho

Esse curso tem como objetivo apresentar técnicas de gravura em litografia, metal, xilogravura e linóleo para identificação.
Para tanto, na primeira parte abordaremos questões teóricas relacionadas à produção das técnicas e, na segunda parte, trabalharemos a identificação de maneira prática.


Referências bibliográficas:

BUTI, Marco e LETYCIA, Anna (Orgs.). Gravura em Metal. São Paulo: Edusp, 2002
CAMARGO, Iberê. A Gravura. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1992
HERSKOVITS, Anico. Xilogravura: Arte e Técnica. Porto Alegre. Tchê!, 1986
Introdução ao conhecimento da Gravura em Metal. MNBA, PUC, Funarte. Rio de Janeiro. 1981
DASILVA, Orlando. A Arte Maior da Gravura. Rio de Janeiro: Espade, 1976
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra: introdução à bibliologia brasileira: a imagem gravada. Edições Melhoramentos, 1976


Sobre a palestrante:

Zínia Maria Cavalheiro de Carvalho é graduada em Licenciatura em Artes Práticas pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1983). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Encadernação /Restauração /Conservação de Livros e Obras de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação, restauração de acervo com suporte em papel.
Realização de cursos de encadernação e pequenos reparos, palestras sobre conservação e participação em projetos na área. Especialista em História das Artes: Teoria e Crítica, pela Faculdade Paulista de Artes, em São Paulo, SP. Especialista em Arte: Crítica e Curadoria, pela PUC-COGEAE/SP. Mestra em História da Ciência, PUC SP.
É responsável pela empresa - encadernadora / restauradora de acervo em papel - Zínia Maria Cavalheiro de Carvalho. Atualmente trabalha na coordenação da Supervisão de Conservação do Acervo no Arquivo Histórico Municipal -AHM - São Paulo, realizando trabalhos de conservação, restauro e encadernação.

Contato

Endereço

Praça das Guianas, 47 - Jardim
Paulista, São Paulo - SP, CEP: 01428-030

Telefone

+55 (11) 3081-8307

Whatsapp

+55 (11) 96421-1886

E-Mail

contato@i3A.org.br

 

© Todos os direitos reservados i3a

Social Media icons by Just UI