Detalhes do Curso

O Patrimônio Documental e sua Importância nas esferas Pessoal, Pública e Institucional

Palestrante: Profª Drª Fabiana Valeck

Público-alvo: Historiadores, Arquitetos, Restauradores, Conservadores, Artistas Plásticos e interessados em geral.


Objetivo: Introduzir as principais questões do campo disciplinar da preservação do patrimônio histórico, com ênfase no patrimônio documental.


Programa: A definição de patrimônio histórico documental - documentos públicos e privados. As principais características (e diferenças) dos Arquivos, Bibliotecas, Museus e Centros de Documentação e Memória. Os princípios para a gestão e para a preservação de acervos documentais. O papel e o valor dos acervos documentais na era da informação.


Sobre a palestrante: Arquiteta; especialista em Organização de Arquivos Históricos e em Preservação do Patrimônio Arquitetônico; Mestre e Doutora na área de História e Fundamentos em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, desenvolvendo projetos de pesquisa sobre a arquitetura e o patrimônio histórico das escolas públicas paulistas.
Experiência profissional na área Arquivística, com ênfase em Arquivos Históricos Escolares; e em Arquitetura, com ênfase em Arquitetura Escolar. Atuou no Arquivo Público do Estado de São Paulo e no Arquivo Histórico Municipal, participando de atividades relacionadas à gestão de documentos públicos. Coordenou o Memorial da Educação no Centro de Referência em Educação Mario Covas, da Secretaria de Estado da Educação, atuando no planejamento, supervisão e execução de ações relativas à gestão do acervo histórico da Escola Estadual Caetano de Campos; na realização de pesquisas e divulgação de informações relacionadas ao patrimônio histórico escolar; na orientação e apoio, técnico e metodológico, para profissionais da rede estadual que desenvolvem projetos relacionados à preservação da história,
da memória e do patrimônio histórico das escolas da rede.
Tem participado de eventos, fóruns e grupos de trabalho na área de preservação da arquitetura e do patrimônio histórico cultural. Atuou como docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIP, ministrando as disciplinas Técnicas Retrospectivas (Teoria e Projeto de Restauro), Teoria e História da Arquitetura e 
do Urbanismo e História da Arte. Atualmente presta consultoria em projetos voltados à preservação do patrimônio histórico-cultural, em suas diversas vertentes.

Contato

Endereço

Praça das Guianas, 47 - Jardim
Paulista, São Paulo - SP, CEP: 01428-030

Telefone

+55 (11) 3081-8307

Whatsapp

+55 (11) 96421-1886

E-Mail

contato@i3A.org.br

 

© Todos os direitos reservados i3a

Social Media icons by Just UI