Detalhes do Curso

Mãos na obra - Workshop de Perícia de Arte

Com os Peritos Gustavo Perino e José Roberto Romeu Roque

A prova pericial em arte, uma apresentação teórica do alcanço da profissão e as aplicações.

Atividade prática com análise física de obras de arte e estudos de casos.

Público-alvo: profissionais ligados à arte, à perícia de arte e áreas de especialização relacionadas. Grafotécnicos, conservadores, restauradores advogados, colecionadores, museólogos, gestores de acervos, avaliadores de arte e estudantes.

Escopo: pintura, gravura e escultura.

Unidade I: Apresentação do profissional perito de arte, formação, expertise, áreas de atuação e situação internacional.

Unidade II: Estudos contextuais (história e proveniência), estudos estéticos e técnicos (metodologia utilizada, interdisciplinaridade, contexto internacional), estudos materiais (tipo de estudos, possibilidades de análise, conveniência da sua aplicação, interpretação dos resultados).

Unidade III: Apresentação de cases com foco em artistas nacionais

Unidade IV: Aplicação na prática da teoria da observação de obras de arte e estudo preliminar de superfície. Exame físico das obras, identificação, arquivamento e avaliação da peça por meio de instrumentos de laboratório (Fotografia  com luz transmitida, refletida, rasante, com radiação IV e UV, macro/microfotografia, radiografia; microscopia; espectroscopias).

Investimento: R$ 350,

Sobre os palestrantes:

Gustavo Perino
Bacharel em Peritagem de Obras de Arte pela Universidad del Museo Social Argentino. Professor universitário e coordenador de pós-graduação em Peritagem de Obras de Arte pela Universidade Santa Úrsula (RJ). Pós-graduando em Gestão Cultural e Comunicação na FLACSO. Membro do ICOM Brasil e Perito judicial da OPERB e IPJUD. Perito credenciado na A. A. Cultural Oswaldo Goeldi. É fundador e diretor da Givoa Art Consulting (Argentina-Brasil) e criador e organizador do Internacional Conference Artwork Expertise – ICAE.

José Roberto Romeu Roque
Perito em economia e avaliação de obras de arte tendo realizado estudos e relatórios técnicos de avaliação de obras de artes de pintores brasileiros há mais de 10 anos. Arbitro da CAMES – Câmara de Arbitragem e Mediação Especializada. Engenheiro e economista de formação, possui diversos cursos de pós graduação em universidades renomadas no Brasil e exterior (USP, FAAP, FECAP, MIT, UDallas) em áreas técnicas e de tratamento de dados, tendo feito mestrado e doutorado em métodos quantitativos aplicados. Empresário desde 1978, é sócio e conselheiro em diversas empresas privadas. Socio fundador e presidente do i3A onde tem implementado algoritmos de análise de dados em e abordagem bayesiana em avaliações.

Contato

Endereço

Praça das Guianas, 47 - Jardim
Paulista, São Paulo - SP, CEP: 01428-030

Telefone

+55 (11) 3081-8307

Whatsapp

+55 (11) 96421-1886

E-Mail

contato@i3A.org.br

 

© Todos os direitos reservados i3a

Social Media icons by Just UI