Detalhes do Curso

Autenticidade e Falsidade de Assinaturas em Obras de Arte

Professores: Reginaldo Tirotti e José Roberto Romeu Roque

O curso tem como objeto apresentar os principais conceitos e aplicações das análises de assinaturas quando empregadas a estudos deautenticidade e falsidade de obras de arte.

Referências bibliográficas:

ANJOS, Marlon José Alves dos. Falsificação e autenticidade: a arte como convenção. São Paulo, 2016

CAMARA E SILVA, E. S.; FEUERHAMEL, S. Documentoscopia – Aspectos científicos, técnicos e jurídicos. Millenium Editora, 2014

COSTA, I.M.K. Questões em documentoscopia. 1995

FEUERHAMEL, S. Análise Grafoscópica de Assinaturas. Millenium Editora, 2017

GUMÍ, Jordi; MONLLAÓ, Ramon L. i. La Pinacologia: Investigació de les pinzellades personals dels artistes pictórics. Farell, 2007.

JOHGH, I. de et al. Technical Art History: A handbook of scientific techniques for the examination of works of art. Haia: Authentication in Art Foundation, 2018.

TIROTTI, J.; TIROTTI, R. A Análise grafotécnica para iniciantes. Book Express, 2015

WETERING, Ernst van de. Rembrandt’s Paintings revisited – A complete survey. Springer Netherlands, 2017.

WIESEMAN, Marjorie E. A Closer Look: Deceptions & Discoveries. National Gallery Companie, Londres: 2010.

Sine qua Non – Revista Científica sobre pericia caligráfica y documentoscopia.

Sociedad Internacional de Peritos em documentoscopia (SIPDO)

Tratado de Documentoscopia – da falsidade documental. Ed Allanes, 2005

Sobre os palestrantes:

Reginaldo Tirotti
Consolidou sua trajetória profissional na Polícia Civil do Estado de São Paulo como Investigador de Polícia, executando ações necessárias para a segurança das investigações, trabalhando de forma imparcial e com fidelidade aos fatos apurados. Sua carreira é marcada pela atuação ética na preservação de patrimônio, imagem de empresas públicas e privadas, minimizando os riscos e otimizando a resolução de problemas apresentados.


Tem forte atuação como Especialista em Pericia nas áreas de Documentoscopia, Grafotécnica e Locais de Crime, apresentando conhecimento técnico notório. É membro da I.P.A. - International Police Association, membro da ACFEI - American College of Forensic Examiners Institute, e membro e conselheiro da APEJESP – Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo. Hoje atua como Perito em Ciências Forenses & Criminólogo, sendo responsável pelo Instituto de Pericias Forenses Tirotti e Associados.

José Roberto Romeu Roque
Economista e Engenheiro; com mestrado, doutorado e pós-graduações em Universidades brasileiras e estrangeiras, entre elas, USP, MIT, FAAP, FECAP, University of Dallas. José Roberto Romeu Roque, é perito econômico habilitado pelo CORECON-SP em Perícias Cíveis e Avaliação Patrimonial; Controladoria Estratégica; Perícias e Práticas de Cálculos na Justiça do Trabalho e; Perícia Documentoscópica. É também Perito em Avaliação de Obras de Arte, inscrito na APEJESP. Empresário desde 1978,  já atuou como Professor Universitário e Pesquisador. Publicou diversos livros nas áreas gestão de risco e vida empresarial. Foi Presidente do Instituto Paulista de Ensino e Cultura, e primeiro coordenador do PNBE-Pensamento Nacional das Bases Empresariais.  É presidente do Ibegi – Instituto Brasileiro de Gestaão da Inadimplentica, da Audac serviços especializados de atendimento ao cliente S.A. e do I3A – Instituto de Autenticação e Avaliação de Obras de Arte.  Já foi agraciado com diversos prêmios e menções honrosas.

Possui diversos cursos de especialização em métodos quantitativos, gestão de risco, avaliação econômica de ativos tangíveis e intangíveis, regulação e liquidação de sinistros, análise do mercado de arte  Sotheby’s Institute (2014), Governança em Bancos – Banco do Nordeste do Brasil – IBeGI (2018), Authentication in Art Congress – The Hague – AiA (2018), Seminário Direito e Arte – Escola de Magistratura (2018), Curso de Análise de Obras de Arte – FPLI – Academia Luso Italiana (2018) e Pós-graduação em Análise de Obras de Arte – Peritagem – CTTA (2019).

Contato

Endereço

Praça das Guianas, 47 - Jardim
Paulista, São Paulo - SP, CEP: 01428-030

Telefone

+55 (11) 3081-8307

Whatsapp

+55 (11) 96421-1886

E-Mail

contato@i3A.org.br

 

© Todos os direitos reservados i3a

Social Media icons by Just UI