A análise de assinaturas em obras de arte, mais especificamente em pinturas de cavalete, busca verificar aspectos da morfologia da escrita, pois características de pressão são normalmente inconsistentes devido a utilização de pincéis na confecção das assinaturas. Assim, faz-se de extrema importância, a criação e utilização de bancos de dados de assinaturas de artistas em suportes artísticos, tendo em vista a grande diversidade e eventual simplicidade das assinaturas em obras de arte. Abaixo são apresentados alguns aspectos que devem ser observados na confecção de relatórios técnicos.
A – GRAUS DE SEGURANÇA EM ASSINATURAS (OBRIGATÓRAS)
B – ARMADILHAS PARA FALSIFICADOR
C – ASPECTOS PARA CONCLUSÃO GRAFOSCÓPICA
O grau de convicção é do perito quanto a autenticidade ou falsidade. Não da própria assinatura.
SIM –
NÃO –
APLICAÇÃO DO TEOREMA DE BAYES – Hipóteses opostas excludentes – H1 - autenticidade e H2 - falsidade de uma assinatura:
POSSIBILIDADE ALTERNATIVA DE CONCLUSÃO: não identificação da autoria na escala:
METODOLOGIA PROPOSTA PARA PERÍCIAS DE ASSINATURAS:
Hipóteses possíveis:
H1 – assinatura autêntica normal
H2 – assinatura autêntica anormal
H3 – assinatura falsa imitada
H4 – assinatura falsa não imitada
DEFINIÇÃO DE CRITÉRIO PARA AVALIAÇÃO DE ASSINATURAS A SER UTILIZADA
Escala de 0 a 5 –
0 – Certeza de falsidade – somente aplicável com a certeza de autoria de falsário;
5 – Certeza de veracidade – somente aplicável com total conhecimento de autoria do artista.
Números intermediários definidos pelo tipo de itens estatísticos encontrados em assinatura específica caracterizadas pelos itens A e B do texto acima. Também podem ser utilizados os sufixos + e – para escala intermediária entre os valores da escala digital dos números inteiros, caso aplicável.
Padrão sugerido para localização de assinaturas em pinturas
Frente
Verso
Legenda:
C - Centro
Ce – Centro à esquerda
Cd – Centro à direita
Cs – Centro superior
Ci – Centro inferior
Csd – Canto superior direito
Cse – Canto superior esquerdo
Cid – Canto inferior direito
Cie – Canto inferior esquerdo
Mse – Margem superior esquerda
Msd – Margem superior direita
Mie – Margem inferior esquerda
Mid – Margem inferior direita
Mcs – Margem central superior
Mci – Margem central inferior
Bse – Borda superior esquerda
Bsd - Borda superior direita
Bie – Borda inferior esquerda
Bid - Borda inferior direita
Bce – Borda central esquerda
Bcd – Borda central direita
Vc – Verso centro
Vcse – Verso canto superior esquerdo
Referências bibliográficas:
FEUERHARMEL, Samuel. Análise grafoscópica de assinaturas. Campinas, SP: Millenium Editora, 2017
SERAPHIM, Miriam Nogueira. A catalogação das pinturas a óleo de Eliseu d’Angelo Visconti: o estado da questão. Campinas, SP: [s.n.], 2010. 2 v.
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