Colaboradores Técnicos

Ademir Sergio Santos

Inspetor de Seguros especialista em investigação de fraudes. Advogado experiente especializado em Direito Criminalista, com exemplar currículo em casos de processos litigiosos bem-sucedidos. Especialista em argumentação oral, pesquisa de casos e aconselhamento jurídico. Histórico comprovado de sucesso em arbitragem e negociações de acordos. 

Ana Paula Cattai Pismel

Doutora em Estetica e Historia da Arte pela USP, mestre e bacharel em Filosofia pela USP.  Perita e especialista em Preservação e Análise de Obras de Artes pelo Centro Templo das Artes.  Foi membro do Conselho Deliberativo do MAC-USP (2016-2018).  Integra, como pesquisadora, a equipe do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Arte da Escola de Comunicação em Arte da USP.  Sócia fundadora do Instituto de Avaliação e Autenticação de Obras de Arte – i3A, onde atua como pesquisadora sênior.

Antonio Carlos Franchini 

Economista, empresário de comunicação corporativa nos últimos 40 anos, produtor executivo de áudio visual, ex-presidente da Associação Paulista Viva, diretor da Associação dos Profissionais de Propaganda, responsável (até 2015) pela produção executiva do programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios, entre outros programas através da empresa Gtech.

Clara Choveaux

Avaliadora e pesquisadora de Arte Latino Americana, atuando como consultora na casa internacional de leilão Phillips. Tem dedicação no curso de pós graduação em Perícia de Obras de Arte do Centro Técnico Templo da Arte e no mestrado em artes visuais na Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ.

Emannuel Roque

Formado em Administração de Empresas (2005 – CRA/SP-101.560), Contador (2003 – CRC/SP-240.445) cursou o programa de Mestrado em Marketing e Planejamento Estratégico pela Universidade Paulista (2006-2007). Certificado em econometria pelo CoreconSP e Big Data and Social Analytics pela Massachussets Institute of Technology – MIT. É especialista em Big Data Discovery, Business Intelligence & Analytics e em tecnologias Open Source voltado para precificação e análise de obras de arte. É arquiteto de soluções em tecnologias aplicadas, em especial o uso de inteligência artificial e data mining em modelos de otimização.

Fábio André Uema Oliveira

Procurador do Estado de São Paulo. Especialista em Direito Constitucional, Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Membro representante da Procuradoria Geral do Estado no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT. Ex-Coordenador Geral da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo – ESPGE (2015/2017). Atua como árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada – CAMES. Professor Civil da Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB.

José Luciano Ridolfo Pires

Arquiteto, perito e especialista em desenvolvimento imobiliário e negociações de Real Estate.  Vice-Presidente do Instituto de Avaliação e Autenticação de Obras de Arte – i3A. É responsável técnico na UCEN – Engenharia e Construção Ltda. Desenvolveu diversos projetos através de Incorporadora própria e também na Companhia Paulista de Obras e Serviços – CPOS, sendo Superintendente de Construção e Obras de Arte, com responsabilidade técnica – ART. Possui diversos cursos nas áreas de Gestão de Obras Públicas e Privadas, Racionalização da Construção sem desperdício, Paisagismo, Decoração, Engenharia e Segurança no Trabalho, Corretagem e Gestão e Administração de Empresas.

José Roberto Romeu Roque

Perito em economia e avaliação de obras de arte tendo realizado estudos e relatórios técnicos de avaliação de obras de artes de pintores brasileiros há mais de 10 anos. Arbitro da CAMES – Câmara de Arbitragem e Mediação Especializada. Engenheiro e economista de formação possui diversos cursos de pós graduação em universidades renomadas no Brasil e exterior (USP, FAAP, FECAPP, MIT, UDallas) em áreas técnicas e de tratamento de dados, tendo feito mestrado e doutorado em métodos quantitativos aplicados. Empresário desde 1978, é sócio e conselheiro em diversas empresa privadas, sendo atual presidente do I3a. No instituto tem implementado algoritmos de analise de dados em “big data” e abordagem bayesiana para aprimoramento das avaliações.

Juliana Carvalho Rodrigues

Perita em avaliação de obra de Arte. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e hoje desenvolve projeto de mestrado na área de caracterização físico-química de bens culturais na Universidade de São Paulo - USP. Tem experiência em galerias e estágios em museus e com restauradores.  Possui experiência em fotografia técnica e aplica os conhecimentos em História em estudos de proveniência. Hoje atua como pesquisadora e gerente executiva do Instituto de Avaliação e Autenticação de obras de Arte - i3A.

Marcelo Redígolo

Bacharel e licenciado em Química pela Universidade de São Paulo (IQ-USP) e mestre e doutor em Ciência pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-USP) . Atua como pesquisador em projetos de caracterização material de obras de arte no IPEN. Ainda, atua como professor de Química para cursos técnicos e de pós-graduação em Conservação de Obras de Arte no Centro Técnico Templo da Arte desde 2014 e como professor de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) no programa de Ciência dos Materiais (IPEN) desde 2018.  

Oceano Zacharias

Físico, Estatístico-Matemático e Engenheiro de Produção formado pela Escola Politécnica da USP, com Especializações no Brasil e no exterior nas áreas de Qualidade, Planejamento, Custos, Produtividade e Responsabilidade Social. Diretor da Quality® Consultoria. Autor de diversos livros.

Pâmela Gabrielle Romeu Gomes Roque

Especialista em compliance e governança empresarial. Certificada no programa USPAP – Uniform Standards of Professional Appraissal Practice (2018/2019 -2020/2021) para avaliação de bens tangíveis. Arbitra da CAMES – Câmara de Arbitragem e Mediação Especializada. Realizou mestrado e bacharelado em Direito, LLM em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais e diversas especializações em instituições internacionais renomadas (Harvard, London School, The Hague).  Atua em comissões da OAB-SP em Direito Empresarial, Autoral e de Arte e em docência no INSPER.

Paulo Moreira

Perito em avaliação de obras de artes. Atua como galerista e antiquarista desde 2001 no mercado de arte moderna brasileira e antiguidades brasileiras e europeias.  Convive intensamente no mercado de artes brasileiro desde a infância, sendo a terceira geração de comerciantes de arte de sua família. Formado em administração de empresas, é sócio diretor da Casa Antica Escritório de Artes e Antiguidades, e possui especializações em: Arte Sacra Barroca; Perícia de obras de arte; e Mercado de Artes (Christies Education-Londres)

Reginaldo Tirotti

Atua como Perito em Ciências Forenses & Criminólogo responsável pelo Instituto de Pericias Forenses Tirotti e Associados. Consolidou sua trajetória profissional na Polícia Civil do Estado de São Paulo como Investigador de Polícia Tem forte atuação como Especialista em Pericia nas áreas de Documentoscopia, Grafotécnica e Locais de Crime, apresentando conhecimento técnico notório. É membro da I.P.A. - International Police Association, membro da ACFEI - American College of Forensic Examiners Institute, e membro e conselheiro da APEJESP – Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo.

Rodrigo Nunes da Silva

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Formação complementada pela participação em diversos cursos na área de Tecnologia da Informação e Fotografia. Atua no setor de TI na AUDAC e como técnico no Instituto de Autenticação e Avaliação de obras de Artes – @i3A.É líder no programa de certificação de qualidade do laboratório fotográfico do I3a.  Tem se desenvolvido na aplicação de analise multispectral em obras de arte e no tratamento de imagens.

Sergio Augusto Vizzaccaro-Amaral

Historiador formado pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, possui Mestrado em Psicologia (PUC-SP) e Doutorado em Saúde Coletiva (UNICAMP).  É Pesquisador, atuando nas áreas de Capitalismo e Resistência; Ciência e Instituições; e Sociedade, cultura e linguagem. Possui produção bibliográfica e técnica nas áreas de História, Psicologia e Sociologia. Atuou como Professor em diversas Instituições, entre elas a Faculdade de Direto da Alta Paulista Faculdade da Alta Paulista - FADAP/FAP e Centro Técnico Templo da Arte – CTTA, onde também atuou como coordenador do curso de Pós-graduação em Análise de Obras de Arte. Atualmente, compõe a equipe de Estudos Interdisciplinares para Geração de Modelo de Inter-relações Sociais de Artistas Brasileiros do Instituto de Avaliação e Autenticação de obras de Arte – i3A.

Vicente de Paula Oliveira

Economista pela FEA-USP, Mestre em Ciências Sociais, área de Economia pela FFLCH-USP. Foi Professor do Departamento de Economia da FEA-USP, Secretário das Finanças do Município de São Paulo e Secretário Adjunto da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo; Serviu a ONU, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento –PNUD - na Cidade do México. Membro do Conselho Editorial do IBEGI. Diretor de Estudos Econômicos do Instituto de Avaliação e Autenticação de obras de Arte – i3A. Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Economia – CORECON/SP.

Zínia M. C. de Carvalho

Mestra em História da Ciência; Especialista em Preservação, Conservação e Restauro de Documentação Gráfica; Especialista em História da Arte. Árbitra da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada - CAMES. Experiência em cursos de conservação, encadernação e pequenos reparos em livros e documentos, palestras sobre preservação e conservação, identificação de técnicas impressas em papel, participação em projetos na área, gravurista, técnicas em madeira e metal.

Contato

Endereço

Praça das Guianas, 47 - Jardim
Paulista, São Paulo - SP, CEP: 01428-030

Telefone

+55 (11) 3081-8307

Whatsapp

+55 (11) 96421-1886

© Todos os direitos reservados i3a

Social Media icons by Just UI